Regulamento

 

O FIACULT – Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo, ocorre anualmente. Em 2017 fará a pré-classificação em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, no dia 06 de Outubro.

A Grande premiação do Evento Itinerante será no dia 28 de Outubro (a confirmar até 25 de julho, se a entrega será em Buenos Aires – Argentina, ou  na Itália no dia 28 de outubro (aguardando confirmação da parceria dos a países mencionados).

 

São permitidos para as  inscrições no evento os seguintes tipos de filmes/audiovisuais:

 

Produções Independentes ou Empresas e Associações ligadas a Cultura, Comércio ou Turismo.

Qualquer país, cidade/município através de seus representantes legais.

 

  • Organizações Governamentais e não Governamentais Institutos; Ministérios e Secretarias de Turismo, Conventions Bureaus. Filmes institucionais ou publicitários, promocionais.
  • As agências de publicidade e de comunicação com variados temas e produtos
  • Produtoras de vídeo;
  • Escolas técnicas e Faculdades de turismo;
  • Empresas privadas ou públicas, automobilísticas, hotéis, companhias aéreas, marítimas, parques temáticos e todas ligadas diretamente ou indiretamente ao comércio, turismo e a cultura, diretamente ou através de suas agências de publicidade e comunicação.
  • Empresas do ramo alimentício (Restaurantes escolas de gastronomia, vinícolas, bebidas e quaisquer outros produtos alimentares)
  • Empresas de tecnologia, náuticas, imobiliárias e instituições associativas, fundações de diversos setores na categoria publicidade, etc.
  • Pessoas físicas que desejarem veicularem seus filmes de produtos ou serviços, de forma promocional ou publicitária, detentoras dos direitos autorais de produções independentes, profissionais liberais, estudantes.

 

Votações e inscrições:

 

As votações na internet começarão a partir de 25 de Agosto de 2017.

 

As votações são por IP, sendo que apenas uma vez contará o voto por cada computador.

 

As inscrições estão subordinadas às seguintes regras:

 

As votações são por IP, sendo que apenas uma vez contará o voto por cada computador.

As inscrições estão subordinadas às seguintes regras:

  • Se o mesmo filme for inscrito em duas categorias, e incluso na mesma data, o valor será de apenas uma inscrição (cada filme inscrito lhe dá direito de participar em até duas categorias).
    • As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, através do preenchimento do formulário on-line específico, disponível no website: www.FIACULT.com.
    O filme/audiovisual incluso na inscrição e não pago, não poderá concorrer, porém, isto não implica em não pagamento, ficando o inscrito como inadimplente.
    • O correto preenchimento das informações no formulário de inscrição e o envio dos materiais complementares (fotos, etc.) são imprescindíveis para a elaboração do catálogo dos filmes participantes do FIACULT BRASIL 2017. Caso estas informações não sejam enviadas, a Comissão de Seleção pode a seu critério, não aceitar a inscrição do filme; ou não entrar em concorrência.
    • Caso você tenha um servidor de FTP próprio, você poderá optar por enviar os filmes pela internet. Basta informar o endereço para download no campo especifico do formulário de inscrição. Neste caso, o formulário assinado e os demais itens solicitados poderão ser digitalizados e enviados para o e-mail: contatofiacult@gmail.com;
    • Os filmes inscritos poderão ser em qualquer idioma, porém, se não forem em português, italiano ou espanhol, o ideal é ter uma legenda em inglês (para documentários).
    • Não serão aceitos filmes sem as informações e documentos, especificados neste Regulamento;
    • Todos os custos de envio para o escritório do FIACULT serão por conta dos participantes;
    • O FIACULT não devolverá qualquer material enviado. Em nenhuma hipótese, a Comissão da Organização responsabiliza-se por retirar da agência dos Correios materiais postados por meio de Encomenda Normal (EN).
    •Somente serão aceitos filmes em que já houver inscrições comprovadas com antecedência (inscrições efetuadas pela internet).
    •Quando realizada a inscrição fica autorizada a exibição pelas TVs de turismo e nacionais e internacionais, e exibição via internet e divulgações para jornais e revistas para a votação e divulgação dos vencedores.

obs.:Filmes inscritos, mas, não pagos até a data da concorrência, não poderão concorrer, não irão para a final, porém, fica ainda a falta de pagamento, sendo que o inscrito usufrui de toda a mídia e site, sendo gerada uma cobrança posterior. Ou seja, isto não implica em não pagamento, ficando o inscrito como inadimplente.

 

As classes, de acordo com o tempo de duração do filme, serão:

  • C1: Spots comerciais (exemplo: hotéis, gastronomia, transportes, produtos e maquinários, comerciais, publicidades diversas), não sendo necessário, mas, preferencialmente de máximo de 6 minutos;
    • C2: Filmes de  Publicidade, Promocionais, Divulgação, institucionais, (Destinos e hotelaria) preferencialmente de até o máximo 10 minutos;
    • C3: Documentários preferencialmente de até máximo 10 a 30 minutos;

Obs. Não existe tempo mínimo, depende da criatividade e mensagem de cada filme.

Seleção e Jurados:

A comissão dos jurados é constituída por realizadores, diretores, atores, produtores, professores (membros acadêmicos), críticos, jornalistas, autoridades e outros profissionais da Cultura, Comércio e Turismo. Estes jurados apenas podem participar de  se não houver seus parentes até o primeiro grau e não tenham qualquer participação em nenhum dos filmes inscritos nas categorias em que irão dar as respectivas notas.

 

Obs. Patrocinadores e apoiadores terão os seus filmes inscritos e serão veiculados em primeiro lugar, mas, não poderão participar como premiados e sim como jurados se desejarem.

 

O Júri analisará e pontuará cada um dos filmes inscritos, de acordo com sua categoria, e baseado nos critérios técnicos definidos para tal.

 

Haverá uma eleição na internet das categorias, que contará para as notas com o júri final. Serão 05 audiovisuais beneficiados na internet por votações, sendo que a pontuação vai de 1 a 3 pontos conforme suas popularidades, da seguinte forma para os mais votados.

1º  lugar , receberá 3 pontos ,
2º lugar , receberá 2,5 pontos
3º lugar , receberá 2 pontos
4º lugar , receberá 1,5 ponto
5º lugar , receberá 1 ponto

 

O Júri avaliará os filmes inscritos, sendo as suas decisões inapeláveis. No entanto, o júri não tem qualquer responsabilidade por outros prêmios que possam ser atribuídos pela Comissão Executiva.

 

Os juízes usarão os seguintes critérios técnicos e pontuação, para seleção e premiação dos filmes:

 

  • Qualidade visual (incluindo fotografia, edição e montagem);
    • Qualidade sonora (incluindo música, som e linguagem);
    • Impacto Emocional;
    • Valor da Informação;
    • Conceito e Criatividade;
    • Objetividade;
    • Inovação/criatividade
    • Qualidade de Produção
    • Mensagem da publicidade ou filme

 

A pontuação atribuída em cada um referido anteriormente variará entre um mínimo de 1 a 10, da seguinte forma:

 

Ruim: 1 ou 2
Regular: 3 ou 4
Bom: 5 ou 6
Muito Bom: 7 ou 8
Excelente: 9 ou 10

 

Apenas os três primeiros filmes de cada categoria serão divulgados em mídia. Os classificados através do site terão os seus nomes divulgados e filmes no site durante o período de 06 meses.

Independentemente do Júri, a Comissão Executiva têm poderes para decidir a atribuição de prêmios especiais e menções honrosas a filmes, personalidades e organizações pelo seu contributo na promoção turística.

A Comissão Executiva pode decidir, a seu critério, alterar a forma de premiação do festival, colocando no site do Festival as alterações.

 

Categorias dos filmes inscritos:

 

4.1 – Os filmes poderão ser inscritos nas categorias a seguir (um mesmo filme poderá ser inscrito em até duas Categorias sem custos se incluso na mesma data):

  1. Destinos (Países, cidades/municípios)C2
    2. Natureza e Ecologia; C2
    3. Aventura (montanhismo, esportes radicais); C2
    4. Esporte/ Dança (golfe, surf, tênis, etc.); C2
    5. Eventos corporativos e Eventos Festivos; C1
    6. Náuticos; C1 – (Cruzeiros e fábricas de lanchas, barcos…)
    7. Hotéis C1
    8. Sabores e Aromas- Turismo Gastronômico (Restaurantes, Bebidas, Cervejas, Vinhos e todo tipo de produto alimentício), C1,
    9. Pessoas, Culturas e Tradições; (Documentários), C3
    10. Religioso; C2
    11. Parques Temáticos C1
    12. Animação/Cartoon; Filmes em 3D; C2
    13. Rural; Agriturismo, turismo Rural, e Sustentabilidade, C2
    14. Bandas e Shows musicais C2
    15. Agências e operadoras de viagens, (Passeios ou pub institucional) C1
    16. Transporte Aéreos, terrestres (trem, rodoviário)
    17. Publicidades diversas (Máquinas e Equipamentos para hotelaria, restaurantes, produtos, automobilísticos, imobiliários, projetos…) C1
    18. Museus C2
    19. Resorts C1
    20. Estudantes todas as categorias, serão analisados pelos seus professores (tempo conforme as categorias acima) C2 – Premiação Especial.

Premiações e Troféus:

Serão premiados os três melhores colocados, sendo em primeiro lugar o filme que tiver maior pontuação em trilha sonora, adequação a categoria, criatividade, melhor fotografia, produção e que passar melhor informação do produto ao telespectador. Serão atribuídos a estes vencedores os certificados e troféus.

Se houver patrocinadores que investiram para a premiação um montante em dinheiro, será repassado o valor correspondente até 6%, sendo o valor máximo do repasse de R$12.500,00 e serão divididos pelo número das 03 categorias vencedoras, mais 4% para a categoria estudantil.

A Comissão deverá atribuir aos filmes integrantes de Cinema, além dos certificados e troféus, os prêmios em dinheiro para os classificados finais (conforme item 5.1 do artigo 5º), num total máximo de R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais), que serão assim distribuídos:

I – Troféu de Melhor Filme, na soma total, maior pontuação de todas as categorias (Fotografia, Trilha Sonora, produção, tempo e demais atribuições que os jurados considerarem necessárias), prêmio no valor de R$ 6.000,00 (Troféu “Diamante” (Cristal). (Seis mil reais valor máximo));
II – Troféu TOP Criatividade, Segundo colocado o prêmio no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais, valor máximo); e troféu.

III – Terceiro colocado, votação na Internet, prêmio no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais, valor máximo); e troféu.

Premiação especial categoria estudantil.

Todas as categorias deverão receber um troféu como o vencedor, se houver concorrência.

O critério da Comissão Organizadora e do Júri poderá haver categorias sem vencedores, ou prêmios não atribuídos em outras categorias se a qualidade dos filmes for muito baixa ou se não houver concorrência.

Todas as categorias vencedoras fora da capital de Santa Catarina serão contempladas pela organização com duas diárias em apartamento duplo com café da manhã, em Hotel de três/quatro estrelas (conforme o patrocínio do Jornal Internacional de Turismo JITONLINE), para assistirem e receberem a premiação e entrega dos troféus, nos dias do evento em 2017. Entretanto, a confirmação e não comparecimento acarretará em multas e o inscrito deverá pagar o montante do valor integral das diárias de hotel considerado no show.

Responsabilidade do Audiovisual/Filme

O participante deverá ser responsável pelo conteúdo de seu trabalho e detentor de todos os direitos relativos ao trabalho (filme) inscrito, de acordo com a legislação em vigor, caso contrário perderá a sua inscrição no evento e sem direito a ressarcimento.
A Comissão Executiva e o FIACULT Brasil não assumem responsabilidades em face de terceiros no que diz respeito a direitos de autor, direitos de imagens, direito de trilha sonora, ou quaisquer outros direitos autorais não respeitados pelo responsável pela inscrição do filme (produção audiovisual) no FIACULT.
A Comissão Executiva tem o direito de rejeitar qualquer filme, cujo conteúdo ou qualidade técnica não corresponda às condições requeridas para o Festival. Nestes casos, será feita uma comunicação por escrito e por e-mail ao responsável.
Os arquivos de vídeo devem ser originais, em boa resolução.

Licença/Veiculações

Ao preencher e submeter o formulário de inscrição, o responsável pela inscrição cede direitos de exibição não exclusivos do filme inscrito, para o FIACULT Brasil. Estes direitos e exibição permitem que seu filme seja exibido no todo ou em partes, a qualquer tempo e por tempo indeterminado:
a) No site na internet, do FIACULT;
b) No website dos demais festivais membros associados e parceiros do FIACULT, ao redor do mundo;
c) Em outros sites ou eventos de festivais de outros países, em que o FIACULT esteja participando ou membros executivos deste evento.
d) Nos canais de TV aberta ou cabo, sempre vinculado ao Festival e a critério do FIACULT;
e) Em eventos acadêmicos, de universidades ou faculdades ligadas ao turismo, para efeitos de formação dos estudantes;
f) Na mostra itinerante do FIACULT, em qualquer outro estado do Brasil ou outro país;
g) Em qualquer evento que o FIACULT realize, onde os participantes ou vencedores sejam citados.
H) Ao aceitar todo o regulamento e condições do Evento, fica entendido que a veiculação poderá será realizada em todas as edições do FIACULT e se desejar conforme no pagamento também concorrerá para os Festivais dos parceiros do FIACULT.

Ressalta-se que todos os direitos autorais, de propriedade intelectual e os créditos serão sempre atribuídos aos autores dos filmes.

Ao preencher o formulário de inscrição na internet, o participante declara ter autoridade para fazer esta inscrição, e declara que leu e aceita todas as regras descritas neste Regulamento.

Fica eleito o Foro da Capital do Estado de Santa Catarina, para dirimir quaisquer demandas não contempladas neste regulamento.

Dos valores das inscrições:

R$350,00 por filme com direito de participar em duas categorias cada filme.  Participantes anteriores do FIACULT, solicite seu código de desconto em  contatofiacult@gmail.com.
O pagamento deverá ser via internet através do cartão de crédito, via pay pal ou depósito ou transferência bancária (o valor não pode ser inferior ao valor estipulado pela taxa (se o inscrito por estar em outro país tiver taxas de envio, ele deverá arcar com estes custos a mais e incluir em seu pagamento acaso venha a fazer depósito ou transferência bancária)).

 

Florianópolis, Santa Catarina, Janeiro de 2017.


Comissão Organizadora
FIACULT BRASIL
www.fiacult.com
contatofiacult@gmail.com